icone facebookicone twittericone instagram

A farmácia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, passou por uma reforma e agora conta com um espaço amplo de 90 metros quadrados, mobiliado, gerando melhoria nos processos e no atendimento.

Conforme o chefe da Farmácia do HIJG, Iberê Pinheiro do Monte, a melhora é significativa e já pode ser sentida no primeiro mês da reestruturação. “Mudança e inovação são fundamentais para a manutenção da motivação das pessoas envolvidas. Não se trata apenas da ampliação das instalações, mas da ampliação das possibilidades que passamos a enxergar”, enfatiza.

O diretor geral Flamarion da Silva Lucas destaca que além do aumento de espaço, melhor organização e acolhimento daqueles que procuram os serviços da farmácia, o principal motivador é a quebra das velhas práticas e a implementação de métodos modernos com ganho de escala, qualidade, segurança, rastreabilidade de produtos e economicidade.

Com a reestruturação da Farmácia do HIJG, houve mudança na forma de distribuir os medicamentos e materiais nas unidades. O projeto piloto começou na Ortopedia. De acordo com o diretor geral, ao invés de os produtos irem encaixotados, vão direto da farmácia em kits separados de acordo com a demanda do paciente. “Ao ir em caixas, esses medicamentos e materiais perdem a rastreabilidade, ou seja, são usados conforme a necessidade da unidade, mas não é mais possível controlar o estoque, o que pode ocasionar o vencimento de produtos. Com o novo formato, a farmácia envia exatamente o que será utilizado”, exemplifica Flamarion da Silva Lucas. “Temos que tratar os recursos com responsabilidade para que eles não venham a faltar para as crianças que chegam. É possível reduzir custos e melhorar a qualidade e a nossa farmácia está mostrando isso”, conclui o diretor geral.