icone facebookicone twittericone instagram

O secretário André Motta Ribeiro vem a público ressaltar que, em nenhum momento tratou como “normal” o problema envolvendo o processo de aquisição de respiradores ocorrido no início da pandemia, conforme citado em reportagem veiculada pelo Grupo ND.

A entrevista, editada, foi utilizada com o objetivo de transparecer que não há nenhum tipo de ação do Governo no sentido do esclarecimento dos fatos. 

Ora, tal questão é avaliada pelos órgãos competentes, que recebeu por parte desta pasta todas as informações pertinentes ao processo. Ressalta-se ainda, que o montante de R$ 13,2 milhões referentes à compra já foram devidamente recuperados aos cofres estaduais através das ações movidas pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que segue buscando a reparação integral dos R$ 33 milhões pagos pelo Fundo Estadual de Saúde à empresa Veigamed.

A SES e o atual secretário nunca se furtaram a prestar informações sobre o caso, ao contrário do que maliciosamente foi citado no comentário. 

Finalmente, reforçamos que apesar das dificuldades e do aumento excessivo de preços de vários produtos e equipamentos no início da pandemia, o Governo do Estado adotou uma estratégia eficiente de ampliar a estrutura de sua rede de atendimento hospitalar.

Tal estratégia tornou Santa Catarina como estado conhecido com o melhor desempenho no enfrentamento à pandemia. Atualmente, além de aumentar em 130% o número de leitos UTI adulto SUS para a população, registramos o menor índice de letalidade e uma das menores de taxa de ocupação de UTIs desde o início da pandemia. 

Tais conquistas na área da Saúde estão possibilitando a retomada de atividades econômicas das mais diversas, garantindo segurança e acesso à saúde para toda nossa população.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda reforça as ações realizadas para trazer total transparência à população. Santa Catarina é um dos estados que mais avançam na transparência sobre os dados e utilização de recursos utilizados no combate à pandemia, de acordo com a Open Knowledge Foundation. Os números podem ser consultados através do site www.coronavirus.sc.gov.br