icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado conquistou a habilitação de 25 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de adultos com Covid-19 nos hospitais de Canoinhas e Itajaí.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / Secom

A portaria do Ministério da Saúde nº 2.398, de 09 de Setembro de 2020, habilitou cinco leitos no Hospital Santa Cruz e outros 20 no Marieta Konder Bornhausen. O documento ainda estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo Coronavírus (COVID 19), a ser disponibilizado aos municípios, em parcela única. Será repassado R$ 720 mil a Canoinhas e R$ 2,88 milhões a Itajaí.

Os leitos serão habilitados pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogados a cada 30 dias, dependendo da situação de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. As habilitações poderão ser encerradas, a qualquer tempo, caso seja finalizada a situação de emergência.

O Governo do Estado já abriu 723 leitos novos de UTI adulto em quase seis meses de enfrentamento à pandemia. Outros 88 estão em processo de ativação. De acordo com o secretário André Motta Ribeiro, a proposta é, depois da pandemia, manter mais de 50% destes novos leitos para que o Estado possa realizar as cirurgias eletivas. 

“A qualidade do nosso enfrentamento pode ser verificada em nossos números. Mais do que dobramos nossa capacidade hospitalar e somos o estado com a menor taxa de letalidade do país, com índice de 1,27%”, reforça.

>> Leia também:

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br