icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira, 27, uma importante operação para entrega de equipamentos para ampliação do número de UTIs em Itajaí. Foram disponibilizados mais 20 monitores multiparâmetros e 20 ventiladores WEG ao Hospital Marieta Konder Bornhausen.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom



A operação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Defesa Civil e com apoio da Polícia Militar. Os equipamentos foram levados do centro de distribuição da SES, na Grande Florianópolis, para Itajaí e serão usados na criação dos novos leitos destinados à população da região.

O Estado não vem medindo esforços para atender à Foz do Rio Itajaí. Apenas o Hospital Marieta Konder Bornhausen recebeu 50 dos 500 respiradores pulmonares adquiridos pelo poder executivo estadual junto à WEG – 10% do total.

A unidade ainda recebeu recursos para combate à pandemia, incluindo a tabela cheia da nova Política Hospitalar Catarinense, sem necessidade de comprovação de metas de produção.

O secretário de Estado da Saúde André, Motta Ribeiro, destacou que além de cuidar do fornecimento de equipamentos e de recursos, o Estado vem se empenhando na conquista das habilitações de leitos junto ao Ministério da Saúde. “O nosso esforço é no sentido de fornecer tudo que for preciso para que essas unidades possam ativar mais leitos de UTI”, disse. “Destacando sempre que a UTI é apenas uma das formas de enfrentamento. É preciso reforçar os cuidados com a prevenção”.

Desde o início da pandemia, o Governo de Santa Catarina já criou 616 leitos de UTI para atender pacientes graves com coronavírus. Destes, foram habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), até o momento, 570 leitos e 46 aguardam aprovação.

Além dos leitos de UTI, foram criados 30 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar, que é considerado uma estratégia complementar no que se refere a oferta de ampliação de leitos - estes aguardam habilitação no MS.