icone facebookicone twittericone instagram

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), que comemora 69 anos de existência nesta sexta-feira (24), vem registrando recordes em realização de exames. A unidade vem realizando e liberando resultados de 1100 exames diariamente neste mês de julho.
Desde o início da pandemia já foram realizados 64 mil exames e distribuídos 96 mil kits de coleta e transportes de amostras produzidos no Lacen. Com o aumento de envio de amostras, os servidores estão atuando em turnos estendidos para atender a demanda. O número se refere apenas aos testes para detecção de Covid 19.
Como comparação, a média de amostras  recebidas em junho foi de 650 ao dia. Em julho, até o momento, a média é de 1300 amostras recebidas para processamento ao dia. Apenas no dia 23 de julho, a unidade recebeu 2400 amostras de diversos municípios do estado.
O Lacen, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem investindo em equipamentos e em parcerias para suprir a demanda. A unidade vem enviando amostras para o centro de testagem do IBMP no Paraná.  Durante essa semana, foram 6500 amostras enviadas, buscando celeridade na liberação dos resultados. 
Além disso, um novo equipamento de extração automatizada recebido por intermédio da Fiocruz irá ampliar em 70% a capacidade. O equipamento está na fase de instalação e servidores estão sendo treinados para a utilização. “Queremos agradecer ao empenho e dedicação de todos os servidores do Lacen, que tanto se dedicam à instituição ao longo desses anos e hoje, neste momento delicado permanecem na linha de frente para atender à população de Santa Catarina”, disse o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.