Já foram nove capacitações fornecidas pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Secretaria de Estado da Saúde sobre processos de trabalho em tempos de Coronavírus, nas últimas semanas, em Santa Catarina. Ao todo, mais de 2 mil pessoas se qualificaram em temas como Sistema Fechado de Aspiração Endotraqueal, Resiliência dos Profissionais da RUE diante da pandemia, RCP em Tempos de COVID-19, Protocolo SPIKE, Segurança do Paciente, Processo de Morte, Preparo da Unidade Móvel a Pacientes Suspeitos ou Confirmados com o Novo Coronavírus e Emergências Pediátricas e Neonatais no APH. Outras seis são previstas para as próximas semanas, após um dos temas ter sido abordado nesta quarta-feira, 15 de julho, o suicídio em tempos de pandemia.

O psicólogo do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), Diego Tenório, debateu um dos temas mais delicados durante o momento, o pedido de socorro num potencial suicídio. “Nenhum assunto é tabu, na Saúde. Isso foi um caminho que tentamos percorrer durante esses dois anos de Núcleo nas capacitações. Enquanto psicólogo, eu procurei estabelecer a educação como um processo transformador do sujeito e do trabalho, além de fundamentar a educação como algo permanente, possibilitando transformar realidades. O nosso olhar nestes temas sempre foram tratar os desafios, com um resgate da humanização, em um olhar mais amplo, global e sem amarras de especialidades. Fazer com que o profissional também se perceba na função que desempenha”, entende Tenório.

Desde o segundo semestre de 2018, contando capacitações online e presenciais, o NEU já qualificou e certificou cerca de 10 mil pessoas. “Nós procuramos criar uma linha de entendimento da dimensão de como o profissional é capaz de refletir o seu próprio trabalho. Começamos pelo macroprocesso, com o foco na humanização e na valorização interpessoal como principal política, passamos pela Saúde Mental, respeitando quem atende e a quem se atende, e finalmente individualizamos essa compreensão. Assim, com os encontros, com as dúvidas cada vez mais próximas de cada um, tornou-se possível a reflexão mais ampla sobre as nuances que cada desempenho carrega”, definiu o psicólogo.

“Neste momento em que todos se reinventam, o NEU também precisou se remodelar. Todas as ações educacionais estão sendo realizadas via online, pela plataforma do Governo Estadual, o Educa Saúde. Quando os esforços possuem a mesma direção, o resultado é o melhor possível. O entendimento e a capacitação do profissional é fundamental para o melhor atendimento ao catarinense”, registra a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência, o NEU, Scheila Bianchi. Todas as vagas para as capacitações são feitas pelo site https://www.saude.sc.gov.br/ e os temas são debatidos às quartas-feiras, no período da tarde, no link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/educasaude-sc.

Hoje, o Núcleo de Educação em Urgências é formado: pela coordenadora Scheila Bianchi; uma enfermeira instrucional, Tainá Gerent; um socorrista instrucional, Renato Wagner; um psicólogo, Diego Tenório; uma médica instrucional, Juliana Machado Costa; além da assistente administrativa, Karine Caetano e do designer Gustavo Woitko. Todos apontaram que os temas têm permitido trocas de experiências riquíssimas entre os profissionais, o que influência no dia a dia de cada um. “A nossa proposta de modal era a proximidade com quem trabalha na ponta, a web abriu novas portas e novas carências que ainda não havíamos trabalhado com o profissional, principalmente os medos e os anseios durante um período como esse”, descreve a médica Juliana.

A programação já está fechada até agosto e é aberta para profissionais da rede de urgências e emergências:

Palestrante

Sistema Fechado de Aspiração Endotraqueal

Enfa. Tainá Gerent

Enfa. Euseli Batista

14-15hs

Resiliência dos profissionais da RUE diante da pandemia

RCP em tempos de COVID 19

Med. Juliana Costa

Enfa Tainá Gerent

14-15hs

Comunicação de más notícias: Protocolo SPIKE.

Segurança do Paciente no APH

Enfa. Tainá Gerent

Processo de Morte e de Morrer

Preparo da unidade móvel a pacientes suspeitos ou confirmados de COVID 19

Cond Soc. Renato Wagner

15-16hs

Emergências pediátricas e neonatais: conceitos básicos e avançados no APH. CANCELADO DEVIDO FORTES VENTOS NO ESTADO

Méd. Rita

15-16hs

Emergências pediátricas e neonatais: conceitos básicos e avançados no APH.

Méd. Rita

Pedido de Socorro: Suicídio

15-16hs

Transporte terrestre e aérea ao Recém-nascido

Méd. Leila

– Entrevista Simplificada no atendimento emergencial ao paciente psiquiátrico

03-07/08

Jornada: Linha de cuidado – Trauma

NEU + LAMU + LAEPE

Emergenciais por Síndrome Respiratória Aguda no paciente pediátrico

Méd. Luiz Cutollo

15-17hs

Técnicas de contensão para o paciente em surto

Psc. Diego Tenório + CBMSC

Trauma Pediátrico

Méd. Édio

Todas as webs estão sendo realizadas através da Plataforma Educa Saúde do Governo Estadual

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/educasaude-sc. A inscrição pode ser feita no site da Saúde de Santa Catarina.