O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, garantiu aos prefeitos da Serra Catarinense que novos leitos de UTI serão instalados em Lages nos próximos dias para enfrentar a pandemia de Covid-19. A informação foi repassada durante uma videoconferência com os gestores da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e o chefe interino da Casa Civil, Juliano Chiodelli, na tarde desta sexta-feira, 17.

Foto: Mauricio Vieira/ Secom

Os hospitais Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos serão equipados com os novos leitos. Serão 10 em cada unidade, que já receberam os equipamentos necessários da Secretaria de Estado da Saúde, o que inclui respiradores e monitores multiparâmetros. Motta Ribeiro também salientou que estão ocorrendo os últimos ajustes para a liberação de parte nova ala do Tereza Ramos.

“Os leitos novos já estão sendo estruturados a partir de hoje (sexta-feira), tanto no Nossa Senhora dos Prazeres quanto no Tereza Ramos. A ideia é que esses leitos estejam disponíveis nos próximos dias”, frisou o secretário.

Motta Ribeiro também elogiou a atitude dos prefeitos de se organizarem em um colegiado para tomarem medidas em conjunto. A prefeitura de Lages irá disponibilizar aos demais prefeitos a minuta do decreto com medidas para promover o isolamento social na maior cidade da Serra.

“Essa é a proposta do Estado desde o início do mês de junho, quando houve o decreto de descentralização do governador e portaria da SES. A ideia é o compartilhamento da decisão. É importante que haja essa decisão regional, pois o impacto é muito maior. A gente sai satisfeito que as pessoas acabaram entendendo essa mensagem. Os municípios precisam estar junto do Estado, que tem feito essa conversa”, frisa Motta Ribeiro.