Dando continuidade ao trabalho de suporte e informações às prefeituras, para a tomada de decisões e enfrentamento à pandemia de Covid 19, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, participou de uma reunião virtual, na tarde desta quarta-feira,15, com representantes dos municípios do Sul do estado.

Foto: Divulgação/SES

O encontro teve a participação de prefeitos, secretários de saúde, parlamentares da região e diretores de unidades hospitalares. “Estamos diante de um momento delicado e é muito importante para o Estado participe dessas reuniões, para ouvir anseios e necessidades e debater sobre a responsabilidade de cada um no enfrentamento dessa pandemia”, afirmou.

A exemplo do que ocorreu em reuniões anteriores, o secretário reforçou que o Governo do Estado está ofertando equipamentos para abertura de novos leitos de UTI em todas as regiões de Santa Catarina, além de recursos da Política Hospitalar Catarinense, sem a necessidade de comprovação de produção.

André Motta destacou que os municípios da região demonstraram pleno entendimento sobre a gravidade da situação, ao adotarem as medidas apontadas pela ferramenta criada pela Secretaria da Saúde para auxiliar os gestores municipais. “A região tem um pleno entendimento de que essa gestão compartilhada é fundamental para o nosso sucesso. Os prefeitos têm tomado decisões importantes de forma compartilhada, a exemplo do que o Governo fez por muito tempo”, destacou. “É importante que exista também o entendimento da sociedade de que o momento é agora. Precisamos adotar as medidas sanitárias para o enfrentamento da doença”.

Ele reforçou que a participação de parlamentares da região foi extremamente positiva, principalmente no sentido de criação de legislação específica para o período da pandemia. “Estamos diante de um momento único, diante de uma crise sem precedentes na história da humanidade e trabalhando com uma legislação aplicável para tempos “normais”. Muito importante esse diálogo para que possamos entender o papel de cada um para o enfrentamento dessa pandemia”, conclui o secretário.