O secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, afirmou em reunião com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, nesta quarta-feira, 15, que a compra internacional de medicamentos para o kit intubação já foi feita pelo Governo Federal e que os insumos chegam a Santa Catarina em breve. Ele disse que há uma expectativa de que a mercadoria, produzida no Uruguai, chegue à fronteira com o Brasil ainda nesta quarta. Quando isso ocorrer, a distribuição para o estado e para o Rio Grande do Sul ficará a cargo das Forças Armadas.

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O secretário nacional, junto a outras autoridades do ministério da Saúde, ainda visitou hospitais e unidades de saúde, em Florianópolis, que atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19.

>>> Mais fotos no álbum

Durante o encontro com os representantes do Ministério da Saúde, o secretário Motta Ribeiro fez uma explanação sobre as ações realizadas até o momento pelo Estado para o enfrentamento da pandemia, como a criação de uma matiz de risco regionalizada e a expansão de leitos de UTI em cerca de 70%. Ele agradeceu o empenho do Governo Federal em garantir a entrega dos medicamentos.

“O Ministério da Saúde entendeu a necessidade de uma compra centralizada para os medicamentos e isso foi feito, entendendo a necessidade de Santa Catarina. Há hospitais filantrópicos com dificuldades graves. Amanhã (dia 16), os medicamentos devem chegar ao Estado. Já temos mapeados os hospitais com mais dificuldades: alguns são da rede própria e outros filantrópicos. Vamos priorizar essas unidades. O estoque deve suprir o Estado por 15 a 20 dias”, disse Motta Ribeiro.

Visita a hospitais

O secretário adjunto da Saúde, coronel Aldo Neto, acompanhou todo o roteiro da comitiva ministerial, que incluiu também o secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente. Os representantes do ministério passaram pela UPA do Sul da Ilha, pelo Hospital de Caridade e pelo Hospital Florianópolis.

Segundo o secretário nacional Franco Duarte, a visita teve como objetivo acompanhar presencialmente como tem sido feito o tratamento de pacientes com Covid-19 em SC. Sobre a compra dos medicamentos do kit intubação, ele afirmou que foi realizado um “esforço de guerra” para garantir a compra bilateral com o Uruguai.

“Esse é um insumo que está em falta em todo o mundo. Foi feita uma operação envolvendo Anvisa, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde para que a gente pudesse fazer essa compra bilateral e trazer o mais rápido possível essa medicação”, explicou.

A deputada Carmen Zanotto destacou a entrega, por parte do Ministério da Saúde, de 250 monitores multiparâmetros para equipar os leitos de UTI, juntamente com os respiradores comprados pelo Governo do Estado junto à empresa WEG. A expectativa é que esses equipamentos cheguem a Santa Catarina ainda esta semana.

“Dessa forma vamos poder ampliar ainda mais o número de leitos de UTI no Estado, quer seja na rede própria da Secretaria da Saúde ou nos hospitais filantrópicos. Precisamos fazer essa ampliação por conta do momento da pandemia que estamos vivendo e das altas taxas de ocupação”, falou a deputada.