A Secretaria de Estado da Saúde continua com o trabalho de suporte às prefeituras na tomada de decisões sobre a pandemia de Covid-19. Na tarde desta terça-feira, 14, o secretário André Motta Ribeiro se reuniu virtualmente com prefeitos da Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) para debater as ações de enfrentamento à pandemia e compreender um pouco mais profundamente as dificuldades enfrentadas pela região.

“Também aproveitamos a oportunidades para indicar o que o Estado está construindo em parceria com os municípios na questão da terapia intensiva e outras situações. O Médio Vale é muito impactado pelas regiões do seu entorno. Foi uma reunião interessante para entender um pouco das dificuldades. Hoje temos um problema de fidedignidade de dados e esse é um compromisso de todos. Precisamos ter de forma muito clara o que está disponível e o que cada um está fazendo”, salientou Motta Ribeiro.

Durante o encontro, o secretário destacou que o Governo do Estado está ofertando novos leitos de UTI em todas as regiões de Santa Catarina e que conta com o apoio dos prefeitos para que os hospitais ponham em operação todos os leitos já habilitados para tratamento da Covid-19. Motta Ribeiro frisou que o Médio Vale possui uma estrutura sólida quanto à saúde pública e que o Estado tem ajudado com o repasse de equipamentos para os leitos, como os respiradores entregues nesta segunda-feira aos hospitais de Blumenau

“Vamos continuar com o diálogo, entendendo a necessidade  do compartilhamento de decisão. Já há um entendimento bastante claro na região de que isso precisa acontecer. Os municípios precisam tomar as suas decisões com o apoio do Estado no que for preciso. Essa é a proposta que estamos colocando em todas as nossas conversas”, acrescentou Motta Ribeiro.