O Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA) presta serviços aos usuários do SUS com perda auditiva, fornecendo aparelho auditivo, realizando acompanhamentos e orientações.

Para encaminhar para o SASA – AVALIAÇÃO INICIAL

1) O paciente deve ter o diagnóstico de perda auditiva (realizou exame de audiometria) que necessite do uso de aparelho auditivo; ou nos casos de impossibilidade de realizar exames, deve ter a justificativa de um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

2) Médico ou fonoaudiólogo deverá preencher o Encaminhamento ao SASA
Para acessar o encaminhamento: Anexo II – Deliberação CIB 230/2018
(Clique aqui)

3) Paciente deverá comparecer na Secretaria Municipal de Saúde do seu município e entregar o Encaminhamento, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência, cópia do Cartão Nacional do SUS, cópia da Audiometria.

REPOSIÇÃO DE APARELHO AUDITIVO:

1) O usuário que necessitar de reposição do seu aparelho auditivo deverá providenciar orçamento da assistência técnica, ou no caso de perda ou furto/roubo, um boletim de ocorrência, comunicando, em ambos os casos, os fatos e o número de série dos aparelhos a serem repostos.

2) O usuário deverá entregar o orçamento da assistência técnica OU o boletim de ocorrência, bem como a cópia dos documentos (RG, CPF e Cartão Nacional do SUS) na Secretaria Municipal de Saúde de seu município.

TRANSFERÊNCIA - Usuário que mudou de domicílio e precisa ser atendido em outro prestador de Saúde Auditiva

Solicitar encaminhamento de transferência para o prestador antigo ou para o novo prestador apresentando comprovante de residência atualizado.

IMPLANTE COCLEAR E PRÓTESE AUDITIVA ANCORADA NO OSSO

Nos casos do paciente ser candidato a cirurgia de implante coclear ou prótese auditiva ancorada no osso, deverá primeiro ser agendado no Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva, para realizar todas as avaliações com a equipe multiprofissional e posteriormente será encaminhado o processo do SASA para o Serviço Hospitalar de Saúde Auditiva.

CONTATOS:
Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência _ ATPCD/SUR/SES