A Residência Multiprofissional em Saúde é uma Pós-Graduação lato sensu (Especialização), voltada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), excetuada a médica.

Ademais, trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

Tempo de Duração

A Residência Multiprofissional em Saúde tem duração de 02 (dois) anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana. O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias.

Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde devem ser desenvolvidos com 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas e com 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior).

Bolsa

Os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, no valor de R$ 3.330,43. Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso.

Como Ingressar

Para ingressar em uma Residência Multiprofissional em Saúde, o interessado deve ser aprovado em concurso público realizado por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de especialização lato sensu.

Além disso, devem cumprir os seguintes requisitos mínimos:

a) ter diploma de graduação ou comprovante equivalente em cursos de graduação na área da saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), excetuando a Medicina;

b) estar inscrito no conselho de classe;

c) dedicar-se exclusivamente ao curso;

d) não possuir qualquer tipo de vínculo empregatício.

Perguntas e respostas sobre Residência Multiprofissional em Saúde:

Acessar aqui o PORTAL DO MEC – BRASIL

Processos Seletivos