O Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, localizado em Lages, comemora neste dia 19 de dezembro, oito décadas de serviços à comunidade. Ao longo desses 80 anos, a instituição registrou mais de 400 mil internações.

O HTR tem expandido sua atuação consolidando o seu papel de referência no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na serra catarinense. “O HTR é uma referência não apenas para gestações de alto risco, mas é a nossa principal maternidade na região Serrana de Santa Catarina. Ao longo dos anos, o hospital expandiu suas responsabilidades, oferecendo atendimentos especializados em cirurgias gerais, cirurgias oncológicas e cuidados integrais a pacientes com câncer. Parabéns a todos que fazem parte dessa história”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

84

Em reconhecimento ao seu papel vital, o hospital recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Lages, em 29 de novembro, por sua contribuição significativa à sociedade.

“Esses últimos anos, principalmente pós-pandemia, tivemos várias alterações dentro do hospital que trouxeram muitos benefícios à comunidade. Nós ampliamos os leitos de UTI, ampliamos os leitos clínicos e nós aumentamos esse último ano de 2023 o Ambulatório de Cirurgias Eletivas e por isso nós podemos fazer parte junto ao Governo do Estado Jorginho Mello ,e à secretária Carmen Zanotto. Parabéns a toda a comunidade, parabéns a todos os servidores que muito me auxiliam nesta jornada”, ressalta diretora do hospital Maria Cristina Mazzetti Subtil

Os números expressivos de atendimento podem ser observados em todas as áreas, são 166.934 atendimentos ambulatoriais, 16.443 cirurgias e 520.784 exames, nos últimos 13 anos, sendo uma média de 280 partos por mês, dos quais 55% são partos normais. O primeiro registro de nascimento data de 06 de abril de 1945 foi de uma menina.

Como parte das comemorações, uma programação especial está planejada para celebrar os 80 anos do Hospital e Maternidade Tereza Ramos:

Programação de Aniversário:

Dia 16 (sábado): Apresentação do grupo Narizes do Riso, proporcionando momentos de alegria aos pacientes. Coral de vozes da Igreja do Evangelho Quadrangular percorrendo os setores de internação.

Dia 19 (terça-feira): Apresentação de músicas regionais com o gaiteiro da Fundação Cultural de Lages, acompanhada da distribuição de bolo para os servidores em comemoração ao aniversário do hospital. Missa de Natal/Ação de graças com o Bispo Dom Guilherme na capela, seguida pela apresentação do Coral de Vozes Arautos do Amor em todos os setores de internação do HMTR a partir das 19:00h.

Dia 20 (quarta-feira): Apresentação da Orquestra ALAM – Associação Lageana de Assistência aos Menores, na recepção para o público em geral, servidores e acompanhantes.

Dia 24 de dezembro: Apresentação FINAL do Coral de Vozes Arautos do Amor nos setores de internamento.

Mais informações para a imprensa:

Josiane Ribeiro
Secretaria de Estado da Saúde