A saúde da Foz do Itajaí Açu acaba de ganhar mais um reforço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) inaugurou neste sábado, 16 de dezembro, uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) para atender a região.  O reforço amplia o atendimento na região já neste momento em que se incia a alta temporada. A nova operação conta com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores-socorristas, que irão prestar atendimento na região.

IMG 7173.jpeg

A Foz do Itajaí Açu conta ainda com outras duas USAs, em Balneário Camboriú e Itajaí. A terceira unidade passa a operar no período da alta temporada de Verão, mas será permanente para a população durante todo o ano.

A secretária de Estado da Saúde, deputada federal Carmen Zanotto, destacou que a nova Unidade de Suporte Avançado vai representar um ganho em qualidade de atendimento e ara toda a região. “Antes, a ambulância precisava se deslocar de Itajaí para atender um paciente em Navegantes ou outros municípios vizinhos, agora vai poder permanecer lá. Isso vai reduzir o tempo de resposta às ocorrências. Nosso SAMU é formado por profissionais altamente qualificados e competentes que estão salvando vidas, como diz o nosso governador Jorginho Mello”, afirmou a secretária.

O prefeito de Navegantes, Liba Fronza, agradeceu a atenção da Secretaria de Estado da Saúde com o município. “Essa Unidade de Suporte Avançado do SAMU é uma conquista para toda a população e coloca Navegantes em uma posição de referência em Saúde na região da foz do rio Itajaí na saúde".

IMG 7118

Essa é a 27ª USA a entrar em operação em Santa Catarina, em um projeto de expansão, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a FAHECE, organização social que faz a gestão do contrato.

“A inauguração da nova base em Navegantes irá qualificar ainda mais o atendimento à população na região, garantindo um tempo de resposta ainda melhor para as ocorrências. Sabemos que cada segundo importa para aumentar as chances de vida e reduzir as sequelas dos pacientes”, afirma a diretora do SAMU/USA, Carla Birolo.

Também acompanharam o ato de inauguração o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Marcos Fonseca, o diretor de APH Móvel, Dionísio Medeiros, e o presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, Gabriel dos Anjos, o vice-prefeito de Navegantes, Wancarlos Corsani, e o secretário municipal de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho.