Nesta sexta-feira, 15, o governador Jorginho Mello liderou o lançamento da Estação Verão 2023/2024, uma das maiores iniciativas do Governo do Estado de Santa Catarina para garantir serviços e segurança durante a temporada de verão. O evento ocorreu no Centro Integrado de Cultura (CIC) e contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Imagem do WhatsApp de 2023 12 15 às 12.06.53 b0d370ac

Fotos: Roberto Zacarias

Durante a sua apresentação, Carmen Zanotto ressaltou a importância de estar atento às questões relacionadas à Dengue, especialmente em meio às altas temperaturas do verão. Ela enfatizou que a prevenção não é responsabilidade apenas do poder público, destacando o papel dos cidadãos na manutenção de ambientes livres de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

"Antecipamos nossas ações de prevenção contra a Dengue. É fundamental cuidar dos nossos espaços, como casas, quintais e terrenos, para colaborar com as ações municipais em praças e outros locais públicos", explicou a secretária de Estado da Saúde.

Além disso, Carmen Zanotto, reforçou os cuidados essenciais para o verão, como a hidratação adequada e a proteção solar para prevenir problemas como o câncer de pele. Ela destacou a conscientização sobre o câncer de pele, ressaltando o mês de dezembro como o "mês laranja" dedicado a essa causa.

O SAMU também contará com reforços em seu atendimento nas centrais, garantindo agilidade e qualidade na resposta às chamadas pelo número 192.

A SES ainda irá realizar alertas sobre os cuidados necessários diante das altas temperaturas e realizará análises de amostras de água para pesquisa viral por meio do LACEN/SC.