A Gerência de Saúde Ambiental (GESAM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou seu 1º Seminário, com foco na integração em saúde ambiental e a participação de 60 profissionais.

GESAM

A GESAM adotou inovações pedagógicas, combinando palestras, dinâmicas, simulados de mesa e ferramentas pedagógicas para abordar conceitos fundamentais relacionados ao risco em desastres ambientais e tecnológicos (VIGIDESASTRES). Temas como ações da vigilância sanitária contra o mosquito Aedes aegypti, gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, vigilância da qualidade da água para consumo humano (VIGIAGUA) e legislações específicas foram tratados de maneira abrangente.

O seminário teve como objetivo capacitar os fiscais para ações de rotina e respostas rápidas de tomada de decisão em situações de emergência. Foram selecionados fiscais de diversas Regionais de Saúde e Municípios.

Destacando a importância de aplicar conhecimentos em situações críticas, o evento valorizou as vivências da população catarinense. O encerramento, marcado por uma atividade lúdica, proporcionou não apenas uma revisão dos conteúdos, mas também um toque especial de humor.