A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação de Apoio ao Hemosc e ao Cepon (FAHECE) homenagearam instituições, empresas e parlamentares pelo apoio e doação de recursos para o desenvolvimento de projetos e expansão de recursos em benefício dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira, 29, durante a 2ª edição do Doadores de Esperança.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 29 às 20.01.31 8aa7d4b0

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi participou do evento e reforçou a importância dos doadores na rotina dos hospitais e serviços de saúde. “A doação seria o maior desdobramento enquanto sociedade, economia, vida, contribuindo na vontade de viver de toda nossa população. Poderia falar do trabalho, dos desafios, o que é essa importante colaboração de todos aqui. Mas, gostaria de deixar aqui o agradecimento da nossa secretária Carmen Zanotto e do nosso governador Jorginho Mello, que está trazendo e quer trazer cada vez mais, justamente, esse sentimento de colaboração, parceria, de diálogo, superando juntos os desafios. A saúde precisa de cada vez mais parcerias como essas”, agradeceu.

As doações são importantes para viabilizar projetos de investimento, expansão de atendimento e novos serviços com impacto social, uma vez que os recursos do contrato de gestão com a SES são usados para custeio do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), unidades da SES, geridas pela FAHECE.

De acordo com o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, um dos principais projetos executamos em 2023 é um Centro de Diagnóstico, que irá auxiliar no diagnóstico precoce. “O diagnóstico precoce salva vidas, é um fato. E acreditamos que com esse Centro de Diagnóstico, vamos ampliar muito as chances de cura das pessoas”, afirmou. O projeto inicia com exames do aparelho digestivo, mas a FAHECE tem planos de expansão para outros exames. Os recursos para o projeto foram doados pela Receita Federal, Lojas Koerich, Brasil Atacadista e também do Ministério Público do Trabalho.

Foram reconhecidos 73 doadores que contribuíram com a fundação em 2023. Os homenageados receberam uma certificação de Doador da Esperança, selo que atesta a colaboração de cada instituição, empresa e parlamentar com a missão de fortalecer a esperança dos pacientes e entregar ao SUS instituições de excelência técnica e acolhimento em Santa Catarina.