A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina está participando do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorre no CentroSul, em Florianópolis, entre esta quinta-feira e o sábado, 16 e 18 de novembro.

congresso de sec municipaisFoto: Silviane Mannrich

O evento reúne gestoras e gestores municipais de saúde em uma iniciativa que visa fomentar discussões técnicas e políticas, compartilhar experiências de gestão, promover a capacitação de equipes municipais, renovar as ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o conhecimento técnico para melhor atender às demandas da saúde da população.

O congresso é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), em parceria com os Conselhos das três regiões - Sul, Sudeste e Centro-Oeste que englobam os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas regiões representam um contingente de 3.326 gestores municipais de saúde, o que corresponde a 59,72% dos 5.570 municípios brasileiros.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, marcou presença na abertura do evento, destacando a importância dessas iniciativas que reúnem os principais atores na gestão da saúde. Durante a tarde também participou da Mesa Redonda sobre "Cuidado em Saúde na Primeira Infância - Prevenção de Agravos, Atenção Primária, Média e Alta Complexidade". Foram discutidas estratégias e desafios relacionados ao cuidado infantil, desde a prevenção de agravos até a atenção especializada.

“Eu agradeço ao Cosems por ter trazido à pauta do Marco Legal para a Primeira Infância. Tenho certeza que conhecendo essa lei, que garante licença para pais e mães para o cuidado com o bebê, nós vamos compreender que fortalecendo pequenas ações, podemos ter um futuro mais igualitário para toda a população brasileira”, afirmou Carmen Zanotto.