icone facebookicone twittericone instagram

A Maternidade Carmela Dutra (MCD), de Florianópolis, recebeu na manhã desta terça-feira, 10, a visita de dois neonatologistas de renome internacional. Os médicos brasileiros Guilherme Sant’Anna e a Joana Machry conversaram com os profissionais da unidade, do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) e também do Hospital Universitário de Florianópolis sobre os cuidados com os bebês prematuros.

Foto: Robson Valverde Ascom/SES/SC

O diretor da Maternidade Carmela Dutra, Gilberto Seemann, agradeceu a presença de todos. “É gratificante receber esses profissionais para ampliar nosso conhecimentos em prematuridade. A maternidade é referência em gestante de alto risco, com UTI neonatal, além de ser uma unidade que cuida da saúde da mulher como um todo”.

Professor associado no Departamento de Pediatria e neonatologista no Centro de Saúde da Universidade McGill, em Montreal (Quebec/Canadá), e com vasto currículo na área, Guilherme Sant’Anna compartilhou um pouco da sua experiência sobre Cuidados Gerais com o Prematuro. “Como a gente sabe, 10% a 12% dos partos no mundo inteiro nascem antes da hora, de forma prematura, e muitos deles precisam de cuidados especializados em UTI neonatal. E nós, em Montreal, na Universidade de McGill, no Montreal Children's, temos um protocolo que criamos e implementamos há muitos anos atrás com um sucesso no manuseio, no cuidado com esses bebês. Hoje vou dividir com todos as nossas condutas de lá e ouvir as sugestões, como sempre, a troca é muito importante”.

Os médicos vieram para o 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia, que ocorre na capital catarinense de 11 a 14 de outubro, e aproveitaram para falar aos neonatologistas, residentes, fisioterapeutas e enfermeiros das unidades de Florianópolis.

Também contribuiu com a discussão, a Dra Joana Machry, natural de Florianópolis. Atualmente é diretora do Programa de Residência Médica em Neonatologia e membro do Conselho do Instituto de educação Materno Fetal e Neonatal do Johns Hopkins All Children’s Hospital, em St. Petersburg (Flórida/EUA), além de consultora do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Há algum tempo conheço os profissionais de neonatologia de Florianópolis e já trocamos muitas ideias pelas redes sociais. O nível de neonatologia aqui é muito bom, e só esse convite da maternidade que eu viesse já demonstra como as pessoas estão estimuladas a cada vez melhorar e aprender mais”, conclui o médico Guilherme Sant’Anna.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

www.saude.sc.gov.br