Florianópolis, 31 de Outubro de 2017

O Governo de Santa Catarina inaugurou nesta segunda-feira, 30, as novas instalações da UTI Neonatal do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville. O investimento necessário para execução da obra e aquisição de equipamentos foi de R$ 5,3 milhões. A estrutura permitirá a reacomodação dos sete leitos já existentes na instituição e a implantação de 13 novos leitos. Com isso, o Hospital Infantil passa a ter 20 leitos para atendimento de terapia intensiva de recém-nascidos.

A ativação dos leitos terá início na quarta-feira, 1º de novembro, e triplicará o número de vagas oferecidas atualmente. Para o custeio deste serviço, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina fará um incremento anual de R$ 6 milhões no valor destinado ao hospital. “Os novos leitos contam com toda a perfeição tecnológica e estrutura de apoio dos melhores hospitais do Brasil. O Governo do Estado está muito orgulhoso em poder oferecer um serviço de tamanha qualidade para os catarinenses”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso.

Durante a solenidade, o secretário da Saúde de SC anunciou a assinatura de um convênio no valor de R$ 3,25 milhões junto ao Ministério da Saúde para aquisição de um equipamento de estudo hemodinâmico. “Com a unidade de hemodinâmica implantada, será possível a realização de cateterismo cardíaco em crianças, ampliando o serviço de cirurgia cardíaca realizado aqui no Infantil, que é referência para toda Santa Catarina”, explica Caropreso.

A nova UTI Neonatal do Hospital Infantil tem área de 660 m2 e equipe composta por aproximadamente 70 profissionais entre médicos, equipe de enfermagem e apoio. “Com esta estrutura, vamos poder oferecer um atendimento com ainda mais qualidade e humanização para os bebês, além de toda a segurança e o apoio necessários para os familiares”, pontua Ir. Ivete Negreli, diretora geral do Hospital Infantil.

A solenidade de inauguração também contou com a presença do superintendente dos Hospitais Públicos da Secretaria de Estado da Saúde, Marcelo Lemos Reis, da secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, e de diversas autoridades, convidados e profissionais da área da saúde.

O Hospital Infantil de Joinville faz parte da rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde e 100% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde, com apoio do Governo de Santa Catarina. Desde o início das atividades, em 2008, a gestão da unidade está sob a responsabilidade da Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças. Mensalmente, mais de 11 mil crianças e adolescentes são atendidos na instituição.

Fotos: Paulo Goeth