Brusque, 25 de Setembro de 2017

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou, na última sexta-feira, 22, uma capacitação do programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada aos Desastres Naturais (Vigidesastres). Técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (DVS/SES) e da Regional, além de representantes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica municipais estiveram presentes.

O técnico responsável pelo Vigidesastres, Antônio Anselmo Granzotto, mostrou o trabalho realizado pela pasta e a importância da atuação de profissionais da saúde na ocorrência de desastres. Segundo ele, o Ministério da Saúde exige que os municípios tenham Planos de Contingência de Desastres Naturais e Tecnológicos. O Plano Estadual foi aprovado em Julho deste ano pela Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina (CIB).

O Vigidesastres tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações continuadas para reduzir a exposição da população aos riscos de desastres. Atua com ênfase nas catástrofes naturais, inundações, deslizamentos, secas e incêndios florestais, assim como na redução das doenças e agravos decorrentes dos mesmos.

As principais atividades desenvolvidas se destinam ao atendimento das demandas dos municípios atingidos por desastres naturais. Quando a gravidade das catástrofes se configura em situações de emergência ou estado de calamidade pública, a atuação do Vigidesastres ocorre em parceria com a Diretoria de Defesa Civil e órgãos vinculados.

Segundo Granzotto, a próxima etapa é a elaboração dos planos municipais. Para auxiliar os municípios, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária e Gerência Regional de Saúde da ADR de Brusque realizarão uma reunião no mês de Novembro.

Também participaram do encontro o secretário executivo da ADR de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, a gerente de Saúde da ADR, Crespa Webster, e a engenheira sanitarista e responsável pela Divisão de Riscos Ambientais da DVS/SES, Denise Lopes.