Chapecó, 22 de Setembro de 2017

O novo bloco do Hospital Regional do Oeste (HRO) em Chapecó está com a obra física 98% concluída e já começa a receber o mobiliário. Nesta quarta-feira, 20, foi descarregada a primeira carga de módulos especiais em MDF, devidamente preparadas para o ambiente hospitalar, cerca de 8,5 toneladas. A montagem inicia pelo sétimo andar - destinado à oncologia. A estimativa é que até a primeira quinzena de dezembro seja finalizada a instalação em todo o prédio. O investimento do Governo do Estado no mobiliário é de aproximadamente R$ 1,5 milhão, com recursos via Badesc.

A expectativa é que os módulos sejam transportados em nove cargas, no total serão 55 toneladas. A montagem em cada andar deve levar até 10 dias. A empresa vencedora da licitação é a Bentec, de Joaçaba, com polo industrial em Bento Gonçalves.

O bloco cirúrgico terá cortinas de ar no campo cirúrgico, que garantem a purificação do ambiente e segurança do paciente. Este é um sistema adotado em grandes hospitais de referência em alta complexidade.

A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, avalia que a obra trará muitos benefícios com atendimento na alta complexidade. “É um hospital moderno, com muita qualidade, trazendo mais segurança para os usuários”, destaca.

A obra

O Governo do Estado já garantiu o investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, sendo cerca de R$ 28,2 milhões na obra física, R$ 1,5 milhão no mobiliário e R$ 9,2 milhões em equipamentos nacionais – em fase de convênio.

Segundo o presidente da diretoria executiva da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Severino Teixeira da Silva Filho, este investimento fará uma grande diferença para toda a população regional, com aumento na capacidade de atendimento em até 60%. “Com esta nova obra vamos poder fazer muito mais em várias áreas onde há necessidade, em que hoje os pacientes têm que buscar esta solução em outras cidades e regiões”, destaca.

De acordo com o Plano de Trabalho, a obra física compreende a construção do novo bloco, implantação do preventivo de incêndio e urbanismo da rua Florianópolis. A construção do novo bloco foi concluída, os sistemas de climatização estão em fase final de testes. A implantação do preventivo de incêndio que liga a ala nova a antiga do hospital está com processo para licitação em tramitação, compreende duas passarelas, hall de escada e sistema preventivo de incêndio.

A nova ala tem nove andares, irá aumentar a capacidade de atendimento com mais 156 novos leitos. O HRO contará com novos leitos para UTI Geral, UTI pediátrica, para o setor de coronária, salas cirúrgicas, leitos para tratamento intensivo de alta complexidade, para oncologia de longa duração, leitos para quimioterapia de curta duração e para recuperação pós-cirúrgica.