icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 4 de Setembro de 2017

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) realizará duas capacitações para profissionais de saúde nesta semana. Os encontros ocorrerão em Florianópolis e estão sendo organizados pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nesta segunda-feira, 4, será realizada a “Oficina de Atualização em HIV/Aids”, voltada para médicos que atuam na atenção à saúde integral das pessoas vivendo com HIV (PVHIV), nos serviços de assistência especializada em HIV/Aids (SAEs e CTAs) de Santa Catarina. “Trata-se de um encontro técnico-científico, no qual os participantes terão a oportunidade de atualizarem seus conhecimentos nos principais temas relacionados ao HIV/Aids, incluindo os protocolos de tratamento com o objetivo da redução do impacto da epidemia em nosso país”, explica Dulce Quevedo, responsável pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da DIVE/SC.  

Já na terça-feira, 5, a capacitação será sobre "Sífilis em Santa Catarina: Desafios para a Prevenção e Controle", voltado para médicos ginecologistas, pediatras e enfermeiros atuantes na Atenção Básica e na média e alta complexidade hospitalar. Durante o evento será apresentado o Plano Estadual de Enfrentamento da Sífilis Congênita. Na sequência, serão realizados debates sobre o papel da Atenção Básica na prevenção da sífilis congênita, tratamento e o acompanhamento da criança infectada. Outro importante tema na programação do evento é “Estratégias para a ampliação do diagnóstico: o papel dos testes rápidos para sífilis”.