Joinville, 3 de agosto de 2016

Gestores das secretarias municipais de saúde e unidades hospitalares de 26 municípios das regiões Nordeste e Planalto Norte reuniram-se nesta quarta-feira, 3, para discutir o fluxo de encaminhamento de pacientes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A reunião ocorreu na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville.

Pacientes que demandam atendimento pré-hospitalar com necessidade de transporte aqueles internados em situação grave podem ser transportados pelo SAMU. O mesmo não se aplica aos pacientes da baixa complexidade que não está inserida na pactuação com o Ministério da Saúde (MS).

Estamos visitando todas as regiões para reorganizar a rede e fazer com que ela volte a fluir melhor. Um dos pontos que precisa ser reforçado é que o SAMU faz atendimento das pessoas e as deixa na porta de entrada das unidades de saúde. Para a transferência entre os hospitais nós temos de respeitar a regulação de leitos”, observou o gerente estadual do SAMU, César Augusto Korczaguin. A movimentação de pacientes de um hospital de alta complexidade para outro, com apoio do SAMU, precisa passar pela Central Regional de Regulação de Leitos de Joinville.

Durante a reunião, César Augusto Korczaguin anunciou o novo coordenador médico do SAMU. Desde a última segunda-feira, o médico Fábio Selbach responde pela coordenação com abrangência nos 26 municípios. Na região, o serviço possui quatro unidades de suporte avançado de pacientes nos municípios de Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra e Canoinhas. Diariamente, uma equipe de nove médicos e plantonistas faz o revezamento dos atendimentos. “Pacientes graves ocupam 30% das demandas do SAMU, e o restante são atendimentos pré-hospitalares”, explicou Korczaguin.

De acordo com o gerente da 23ª Gerência Regional de Saúde, Evandro Godoy, é preciso aperfeiçoar o acesso e a assistência. “Temos de aprimorar o serviço e a assistência entre as centrais de internação hospitalar com a regulação das urgências”, reforçou Godoy. Na Central de Regulação de Internação Hospitalar da Macrorregião Nordeste e Planalto Norte, situada em Joinville, sediada junto à gerência, são monitorados um total de 1.773 leitos de 22 hospitais, divididos em internação, clínica médica e cirúrgica, psiquiatria, queimados, infantil, maternidade e UTIs.