icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 20 de julho de 2016
 
  

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) objetivando a cooperação no desenvolvimento e compartilhamento de dados e soluções de Business Intelligence (BI). A parceria foi firmada nesta segunda-feira (18/07) pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, e o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Karam Kleinubing.

O acordo, com vigência de cinco anos, prevê que o MPSC, através da Coordenadoria de Informação Social (COINFO), desenvolva modelos de análise de dados, a partir das bases do SES/SC, inicialmente a MEJUD - Sistema de Medicamentos Judiciais, ou seja, àqueles em que o cidadão recorre ao Poder Judiciário para o acesso ao remédio ou tratamento. A partir da conexão à base de dados da Secretaria, a COINFO organizará os dados em painéis de análise com o intuito de subsidiar mais efetivamente o trabalho das Promotorias de Justiça de todo o Estado. A Secretaria terá acesso a todos os painéis e análises desenvolvidas pelo Ministério Público.

Na base de dados do MEJUD estão especificados os medicamentos utilizados em cada ocorrência o médico que os prescreveu, a verba pública gasta para garantir o fornecimento e as particularidades de cada paciente tratado. Dessa forma, a plataforma BI do MPSC permitirá aos Promotores de Justiça analisarem os dados de forma detalhada, conhecendo os principais problemas que atingem determinada região, fomentando, inclusive, o desenvolvimento de políticas públicas.