Chapecó,15 de dezembro de 2015

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, participou nesta terça-feira (15) da ativação dos serviços de oncologia pediátrica no Hospital da Criança Augusta Muller Bohne, de Chapecó. Crianças de mais de 100 municípios do Oeste e Meio-Oeste que antes tinham de se deslocar aos hospitais infantis de Florianópolis e de Joinville passarão a ser recebidas na instituição.

A oferta do serviço foi anunciada há dois meses em visita do secretário a Chapecó. O intervalo de tempo foi necessário para o período de transição no tratamento das crianças. O Estado investiu R$ 300 mil nas adequações da unidade para implantação do serviço e também bancará o custeio mensal da oncologia, avaliado em R$ 200 mil mensais. Esta é uma das mais importantes ações na saúde de Santa Catarina, destacou o secretário Kleinübing.

O secretário regional de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, disse que a ação era aguardada há muito tempo e agora é realidade, e com isso, vai ajudar dezenas de crianças e de famílias que não precisam mais se deslocar a outras cidades para receber o tratamento.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou a importância da oncologia infantil de Chapecó.É uma obra eterna, não há como medir este trabalho, pois vai ajudar muita gente que precisa. Buligon agradeceu o apoio do Governo do Estado. Chapecó cresce porque nós nos associamos, nos damos as mãos para resolver os problemas, ressaltou.

A secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Wheirich, informou que neste inicio de atividades, o centro oncológico vai atender as 70 crianças de Chapecó e região, que já fazem o tratamento em Florianópolis e Joinville e que, no segundo momento, irá atender todos os municípios do Grande Oeste, totalizando 116 municípios. Nos últimos oito anos, a oncologia infantil do Oeste já encaminhou para tratamento mais de 3 mil crianças. O presidente da Fundação Lenoir Vargas Ferreira, Severino Teixeira Filho, também destacou a importância do atos: Hoje é um marco histórico para a região Oeste e por isso agradecemos a todos que ajudaram na ativação do novo serviço.