icone facebookTwitterInstagram

Florianópolis, 24 de novembro de 2015

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, e o gerente do Centro Catarinense de Reabilitação, Marcelo Lemos Reis, entregaram 55 cadeiras de rodas a pacientes de diversas cidades do Estado na manhã desta terça-feira (24). Desde julho, o CCR entregou mais de 1,3 mil órteses, próteses e cadeiras, somando cerca de R$ 60 mil em equipamentos.

Para Kleinübing, essa entrega representa uma pequena parcela visível do importante trabalho de assistência desenvolvido pelo Centro Catarinense de Reabilitação. “Estamos avançando na prestação de serviço às pessoas com deficiência em Santa Catarina. Até 2016, vamos zerar a fila de espera”, afirmou o secretário.

O objetivo dessa entrega, de acordo com o gerente da instituição, é incentivar a independência dos cadeirantes e oportunizar uma retomada do autocuidado. “O direito de ir e vir é inerente a todo cidadão. Essas cadeiras vão oportunizar maior mobilidade a essas pessoas. Com isso, queremos que elas convivam melhor com a família, os amigos e a sociedade em geral”, declarou Reis.

Aos 14 anos, Beatriz Schüssler se envolveu em um acidente de carro e lesionou a medula, perdendo os movimentos dos membros inferiores. Hoje, aos 19, ela depende da cadeira para tudo, mas conta que sua vida não mudou. “Eu continuei estudando, me formei no ensino médio e hoje estou cursando a faculdade de Gestão Pública”. A cadeira sob medida disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde é mais leve e dará mais segurança a Beatriz, que planeja um futuro com mais independência. “Quero aprender a dirigir. Hoje a maior dificuldade de cadeirantes como eu e pessoas com outros tipos de deficiência ainda é a acessibilidade”, declarou a estudante de Palhoça.

Junto com a cadeira, cada paciente recebeu um botom para marcar o início do processo de formação da Associação Amigos do CCR, que reúne familiares e amigos dos portadores de lesão medular.

Veja as fotos aqui