Florianópolis, 13 de novembro de 2014.

A Secretaria de Estado da Saúde informa, a seguir, a situação das emergências dos hospitais Celso Ramos, Regional de São José e Instituto de Cardiologia, nesta quinta-feira, 13 de novembro.

A emergência do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, atendia 26 pessoas até o fim da manhã desta quinta-feira. A situação é de normalidade na unidade de saúde. Segundo informações da instituição, havia dois pacientes em estado grave. Nas últimas 24 horas, o Celso Ramos recebeu, na Emergência, 283 pessoas. Deste total de atendimentos, 121 casos são do setor de ortopedia que, em geral, envolve pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

O Instituto de Cardiologia, que atende, via Sistema Único de Saúde, a população com problemas cardiológicos, estava atendendo, até as 14h desta quinta-feira, 08 pacientes na Emergência. Havia uma pessoa aguardando consulta. Segundo informações da direção do Instituto, 50 pacientes estão internados na Emergência (08 no semi-intensivo; 02 pessoas na reanimação; 12 no repouso; e outros 28 pacientes na medicação). Até o início da tarde, havia 78 pessoas nas unidades de internação e outras 10 na ala coronária. Nas últimas 24h, o ICSC atendeu 42 pessoas na Emergência e fez 11 novas internações. Há um total de 129 pacientes internados no hospital.

No Hospital Regional de São José havia, na emergência geral, 72 pacientes internados até o início da tarde desta quinta-feira. A emergência está lotada. O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco que é feita com cada paciente que chega. Nas últimas 24 horas, de acordo com as informações da direção do Hospital Regional de São José, houve 346 atendimentos em emergência (envolvendo emergência geral, oftalmológica e obstétrica). Na emergência pediátrica, 167 crianças foram atendidas. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 291 pacientes internados.

No Hospital Regional de São José, cerca de 80% dos casos que chegam à Emergência são ambulatoriais, ou seja, são situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos. São casos, por exemplo, de febre e dores generalizadas. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.