icone facebookicone twittericone instagram

  Araranguá, 2 de março de 2018

Cinquenta dias depois de assumir a gestão do Hospital Regional Martinho Afonso Guizzo, de Araranguá, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) aposta na Telemedicina para agilizar os atendimentos e oferecer serviços mais rápidos e de melhor qualidade para a população. O investimento na ordem de quase meio milhão de Reais traz tecnologia para a unidade hospitalar que atende 15 municípios da região, além da cidade-sede.

O aparelho de Raios-X digital proporcionará ao paciente um atendimento especializado e preciso. “A agilidade é apenas consequência, visto que o uso da tecnologia é uma tendência natural”, explica o vice-presidente do Ideas, médico Julhano Capelletti. “A Telemedicina faz com que tudo ocorra mais rápido”, completa o profissional, entusiasmado com o investimento que poderá dar laudos de  exames em até 12 horas, mesmo nos finais de semana.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, destaca o uso da Telemedicina adotado pelo hospital. “Com a Telemedicina, o Hospital Regional de Araranguá passa a oferecer mais qualidade e resolutividade nos serviços. E quem sai ganhando com isso é a população que não necessita se deslocar de uma cidade para outra para fazer exames e tem o resultado com mais rapidez”, comenta Casagrande.

O paciente do município de Passo de Torres, por exemplo, viajava 65 quilômetros para fazer um exame de Raios-X no Hospital Regional de Araranguá (HRA), mas o laudo somente sairia em cinco dias e teria que retornar a Araranguá para buscá-lo. Com o novo equipamento digital implantado pelo Ideas, quando este paciente retornar para Passo de Torres, já poderá procurar o médico que o encaminhou, pois ele  estará de posse do laudo do exame feito. Avaliações com especialistas sem precisar sair de seu município de origem também poderão ser feitas por meio da Telemedicina.

TRANSIÇÃO

Qual a diferença entre  Raios-X analógico e Raios-X digital? A diferença é imediata, explicam os especialistas, pois a modalidade digital é mais moderna e precisa. As imagens passaram a ser captadas por uma placa sensível aos raios e formadas em pixels. O processo de “revelação” não será mais necessário, pois o envio das imagens para um computador torna a ação instantânea.

Eliminar o uso destes produtos químicos também representa uma opção ecologicamente correta. A radiação das máquinas digitais é menor. Além da melhor resolução, o tempo da equipe médica é otimizado, com menos etapas e mais agilidade na obtenção dos resultados. O técnico em radiologia executa o exame na forma digital e envia para a plataforma de telemedicina, na qual existe uma equipe de médicos para laudar 24 horas por dia.

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), de atuação nacional e maior Organização Social do gênero em Santa Catarina, conta atualmente com 850 funcionários. São ao todo seis hospitais e três unidades de pronto atendimento 24 horas em Santa Catarina e na Bahia. “Somos parceiros do Poder Público para um atendimento humanizado, resolutivo e com maximização da utilização dos recursos disponíveis”, observa o presidente do Ideas, Roberto H. Benedetti, que é médico anestesiologista.