Florianópolis, 23 de fevereiro de 2018.

No próximo sábado, 24, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizarão em Balneário Camboriú, um curso de capacitação no 13° Batalhão de Bombeiros Militar. O curso, dirigido para 17 médicos, com duração de um dia e certificado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT), será dado por uma equipe de profissionais de São Paulo.

A parceria entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar que já está perto dos 7 mil atendimentos, completou oito anos no início de Fevereiro desse ano e continua cada vez mais fortalecida e integrada. Prova disso é o investimento em cursos como o de sábado e a aquisição de dois aparelhos portáteis de ultrassom para uso dos médicos nas aeronaves Arcanjo 01, sediado em Florianópolis e Arcanjo 03, com base em Blumenau.

Cada aparelho de ultrassom custou R$ 15.500,00 e o treinamento dos médicos R$ 16.150,00, totalizando R$ 47.150,00. Participarão do curso nove médicos do Arcanjo-03, e oito do Arcanjo-01. Os recursos investidos foram captados junto ao Poder Judiciário.

Com a operacionalização dos equipamentos de ultrassonografia nas aeronaves, prevista já para a próxima segunda-feira, 26, Santa Catarina torna-se o único estado Brasileiro a utilizar este tipo de aparelho para diagnóstico das vítimas de traumas, no local dos acidentes. "Esse é um grande avanço no atendimento pré-hospitalar do SAMU e Corpo de Bombeiros Militar no território catarinense", destaca o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Ultrassom

O ultrassom é um equipamento usado no diagnóstico médico que usa a emissão de ondas em determinadas frequências formando uma imagem de órgãos e estruturas internas do corpo humano. Seu uso na emergência e nas enfermarias brasileiras ainda é pequeno, considerando que era um equipamento de grandes dimensões e que exigia um profissional especializado para a operação e interpretação do exame.

Com o avanço das tecnologias foi possível ter aparelhos menores e mais baratos.Na emergência o ultrassom pode ser usado para a detecção de líquido livre na cavidade abdominal (hemorragia interna), na detecção de hemo e pneumotórax, na detecção de derrame pericárdico e para guiar o acesso venoso (periférico e central).

“O objetivo é incrementar o suporte avançado à vida prestado no serviço aeromédico especializado, buscando identificar quadros ou lesões graves em paciente atendidos, intervindo imediatamente e, quando não for possível a intervenção fora do ambiente hospitalar, que o hospital de destino possa receber as informações e imagens do exame antes da chegada do paciente, podendo adiantar a preparação de equipes cirúrgicas” explica o gerente estadual do SAMU, coronel João Batista Cordeiro Júnior.

altFoto: Divulgação