icone facebookicone twittericone instagram

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, visitou nesta segunda-feira (05) o Hospital Imperial de Caridade, localizado em Florianópolis. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) ofereceu ajuda para que a unidade e o município possam reformar as ações de combate ao coronavírus.  
Foto: Divulgação/ Imperial Hospital de Caridade
A reunião envolveu provedores e representantes da direção e das especialidades clínicas da instituição. A SES prontamente ofereceu auxílio e equipamentos necessários para a abertura de novos leitos de UTI e também de novos leitos clínicos. 
“Reforçamos que o Governo do Estado está pronto para auxiliar as unidades a a dialogar com o município de Florianópolis”, disse Motta Ribeiro. 
O Governo de Santa Catarina já abriu 502 novos leitos de UTI em pouco mais de cem dias de enfrentamento à Covid-19. O número representa um acréscimo de 60% da rede hospitalar existente. Os leitos ainda devem ser ampliados nos próximos dias, graças à distribuição dos novos respiradores adquiridos junto à WEG S.A. 
Santa Catarina foi um dos primeiros estados do país a decretar isolamento social para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Com um decreto do Governo do Estado, no dia 17 de março, passaram a valer as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia, com suspensão de aulas, do transporte coletivo e comércio.  A partir desta semana, as ações de enfrentamento são compartilhadas com os mununcípios. 
Além dos equipamentos e ampliação de recursos, o Estado oferece uma ferramenta capaz de avaliar o cenário de cada região de saúde e recomendar as medidas adequadas para os gestores municipais. Os dados estão disponíveis no link http://www.coronavirus.sc.gov.br/gestao-da-saude/ 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda publicou na última sexta-feira, 03, a Portaria Nº 464 que instituiu o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à Covid-19. Trata-se de um conjunto de ferramentas digitais de análise de dados e de mecanismos jurídicos para a tomada de decisão, no sentido de flexibilizar ou restringir as atividades sociais e econômicas, de forma gradual, progressiva e regionalizada.