icone facebookicone twittericone instagram

Oito novos leitos de UTI  já estão em pleno funcionamento no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), localizado em São José, na região metropolitana de Florianópolis.
De acordo com o diretor do Instituto de Cardiologia Tiago Meister Pinto, a ativação da nova unidade aumenta significativamente a capacidade de atendimento oferecida à população catarinense. “É uma demanda antiga do ICSC que a atual gestão está atendendo e que representa um acréscimo de 35% no número de leitos de UTI na instituição”, completou. “Além de reforçar nossa atuação no atendimento a pacientes Covid, tais equipamentos irão permanecer no ICSC após a pandemia, aumentando consideravelmente a estrutura que já possuímos”.
O ICSC ainda recebeu dois novos ventiladores pulmonares adquiridos pelo governo estadual junto à WEG. 
A abertura da nova Unidade Coronariana faz parte da  estratégia do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde, em ampliar o número de leitos de UTI para o enfrentamento à Covid-19. 
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destaca que 502 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos foram criados desde o início da pandemia do novo coronavírus – o que representa 60% a mais da capacidade hospitalar pré-existente no estado. Ele ainda reforça a atuação da SES no sentido de buscar novas habilitações de leitos junto ao Ministério da Saúde. 
Sobre o ICSC
O Instituto de Cardiologia, inaugurado em 1963, conta com mais de 600 funcionários e corpo clínico com 100 médicos. A especialidade clínica, cirúrgica e ambulatorial  de Cardiologia e Vascular.
O Instituto de Cardiologia possui Emergência Externa, Unidades de internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), hemodinâmica, reabilitação cardíaca, medicina nuclear e Ambulatório Especializado.