O Hospital Dr Homero de Miranda Gomes, em São José, criou uma força-tarefa e conseguiu realizar 85 cirurgias ortopédicas nos últimos 14 dias. A ação faz parte de um mutirão realizado na unidade para atender aos pacientes que dão entrada pela Emergência da unidade.
Apenas nesta sexta-feira, foram realizadas 11 cirurgias. A equipe de Ortopedia do HRSJ vem realizando procedimentos em forma de mutirão inclusive nos finais de semana para suprir a demanda. O complexo hospitalar de São José conta com a maior Emergência Pública do Estado de Santa Catarina, atendendo pacientes de várias regiões. Por se tratar de uma unidade localizada às margens da BR 101, ainda recebe vítimas de acidente de trânsito.
O diretor Marcelo Borges explica que, pelo fato do Hospital Florianópolis ser vocacionado para atendimento a pacientes Covid-19, todo o fluxo foi direcionado ao HRSJ. “Assumimos essa demanda ortopédica e criamos esse sistema de mutirão para atendimento dos pacientes”, destaca. “Também acionamos os hospitais de retaguarda para o suporte ao Regional como forma de dar vazão a esses pacientes”.
Marcelo destacou o comprometimento de todos os profissionais da área ortopédica e do setor de emergência na realização dos mutirões. Novas cirurgias estão programadas pela  este final de semana. “Nossa equipe está engajada nessas ações para que aumentemos ainda mais nosso volume cirúrgico no hospital”, disse. “O objetivo é atender e dar totais condições e assistência aos pacientes que procuram o Regional”.