icone facebookTwitterInstagram

A capacidade de leitos de UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé será aumentada com a chegada de 10 respiradores entregues pelo Governo do Estado na manhã deste sábado, dia 30.
Foto: DIVULGAÇÃO/ Hospital Terezinha Gaio Basso


O Hospital Regional de são Miguel do Oeste conta com nove leitos de UTI para Covid-19 e outros nove leitos para outr
as patologias, já instalados e em funcionamento. Com os 10 novos respiradores, após a instalação de outros equipamentos e organização da equipe, serão 28 leitos disponíveis no total. 

O diretor geral do Hospital, Jeferson Gomes, explica que os 10 leitos serão instalados em uma unidade de enfermaria, já utilizada exclusivamente para pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19. “Estamos organizando o local com os demais equipamentos como monitores, camas e bombas de infusão, além de formar nova escala de equipe assistencial e de apoio”, afirma. 

Além dos leitos de UTI, o Hospital conta com 27 leitos de enfermaria para pacientes com a Covid-19. Neste sábado, dia 30, a unidade hospitalar estava com um paciente suspeito internado em enfermaria. 


Respiradores

São 10 equipamentos que fazem parte dos 100 respiradores que o Governo do Estado adquiriu junto à WEG S.A, empresa de Jaraguá do Sul. A força-tarefa de distribuição dos aparelhos iniciou na quarta-feira, 27, para hospitais da rede SUS de todas as macrorregiões catarinenses. 

Além de São Miguel do Oeste, outras unidades receberam respiradores: 10 unidades para Hospital São José (Joinville); 10 unidades para Hospital Regional do Oeste (Chapecó); 20 unidades para Hospital Marieta Konder Bornhausen (Itajaí); 10 unidades para Hospital São José (Criciúma); 13 unidades para Hospital e Maternidade Tereza Ramos (Lages); 10 unidades para Hospital OASE (Timbó) e 10 unidades para Hospital Azambuja (Brusque).

Conforme o Governo do Estado, os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro agradeceu mais uma vez o empenho de todos segmentos envolvidos na operação, que resultou na entrega de 93 ventiladores no decorrer da semana. "Muito grato a sinergia das forças públicas nesta operação de distribuição dos respiradores pulmonares pelo Estado de SC.Foram 66 distribuídos até agora, ação que impacta diretamente no atendimento à nossa população. Muito obrigado ao GRAC, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares, BOA, Defesa Civil".


_______________
Com informações do Hospital Terezinha Gaio Basso