icone facebookicone twittericone instagram

A Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, promoverá esta semana um ciclo de palestras sobre câncer de mama e saúde da mulher. O evento faz parte das ações referentes ao Outubro Rosa.

As palestras, que ocorrem no auditório da Maternidade na quarta e quinta (02 e 03), serão direcionadas a servidores e pacientes. No primeiro dia, a mastologista Ana Rosa de Oliveira e a cancerologista clínica Patrícia Mendes Arent conversam com o público e, no dia 3, as palestras serão conduzidas pela médica paliativista Lauren Cristina de Matos Provin e pela cancerologista Marcele Gnata Vier.

Segundo a médica Patrícia Arent, que coordena o ciclo de palestras, o objeto é tratar dos temas relevantes ao Outubro Rosa. “Queremos abordar as formar de detecção, os fatores de risco, os mitos e as verdades relacionados ao câncer de mama e as maneiras de tratar e enfrentar a doença”, destaca.

A Maternidade Carmela Dutra é referência no atendimento à mulher e ao recém-nascido. Inaugiurada em julho de1955, foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Iniciou as internações obstétricas em 1956, com 79 leitos, e sua administração foi entregue às irmãs da Divina Providência. Hoje, é uma das unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dispõe de 104 leitos destinados ao atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal.

Possui ainda o Título de Hospital Amigo da Criança e a certificação de Hospital de Ensino. Em 28 de maio de 2013, a maternidade recebeu da Câmara de Deputados o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher. Em 2014, o banco de leite da unidade recebeu o certificado de excelência na categoria Ouro da Fiocruz.