O Hospital Regional Dr Homero de Miranda Gomes (HRSJ), em São José, promove uma série de ações durante a semana para divulgar e conscientizar profissionais de saúde sobre a importância da Segurança do Paciente. Além de uma gincana educativa, a unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoverá a I Caminhada pela Segurança do Paciente da Grande Florianópolis no próximo sábado, 21. O evento está marcado para as 9h, na Beira Mar de São José.

As ações têm objetivo lembrar do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta terça-feira, 17. Será a primeira vez que a data é celebrada no Brasil. Sua definição é recente: ocorreu na 72ª Assembleia Mundial de Saúde realizada em 27 de maio de 2019. O tema da primeira campanha é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, com o slogan “Falemos todos pela Segurança do Paciente” (Speak up for Patient Safety).

Os estados membros reunidos, incluindo o Brasil, se comprometeram a reconhecer a segurança do paciente como uma das prioridades de saúde e tomar medidas conjuntas para reduzir os danos e riscos nos ambientes onde a atenção é prestada. Entre as resoluções apresentadas destacam-se temas como a segurança, emergência e cuidados com a água e saneamento nas unidades hospitalares.

O HRSJ participa do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde para melhorar a assistência prestada aos usuários em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. Por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, o Governo Federal trabalha para que as ações do PNSP estejam articuladas às demais políticas de saúde. Assim, promove-se a integração e a soma esforços para melhoria da qualidade dos serviços e segurança dos cuidados no sistema de Saúde.

“O Hospital Regional está engajado em ações que envolvam a segurança do paciente, pois vemos como prioritário o bom atendimento”, destaca o médico Marcelo Borges Moreira, diretor da unidade. “Estamos presenciando um momento de muitas mudanças dentro da instituição e a implantação dos protocolos é realizada de forma gradual e contínua. O paciente é o sujeito e objetivo final quando falamos em saúde”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pacientes são prejudicados por cuidados de saúde não seguros no mundo, resultando em 2,6 milhões de mortes por ano em países de baixa e média renda. A maior parte desses óbitos é evitável. O impacto pessoal, social e econômico do dano ao paciente leva a perdas de trilhões de dólares no mundo.

Saiba como contribuir para a segurança do paciente

• Se você ou um ente querido é um paciente, envolva-se ativamente em seus próprios cuidados;
  • Comunique aos profissionais em caso de sentir-se mal após o uso de medicamentos;
  • Informe aos profissionais em caso de alergias;
  • Evite quedas: peça ajuda se sentir mal-estar;
  • Faça perguntas para estar ciente sobre sua condição de saúde e tratamento;
  • Visitas e acompanhantes também devem lavar as mãos antes de tocar no paciente;
  • Confirme sempre o nome do paciente antes de cada procedimento;
  • Lave as mãos antes e depois de tocar o paciente;
  • Profissional de saúde, envolva os pacientes como parceiros sob seus cuidados.