icone facebookicone twittericone instagram

Santa Catarina registrou mais uma marca expressiva em relação aos transplantes. Neste domingo, 15, foi realizado um procedimento inédito: o primeiro transplante de rim e coração em um mesmo paciente.

WhatsApp Image 2019-09-17 at 10.24.34.jpeg

Foto: Gabriel Silva/Comunicação HSI

O transplante ocorreu no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Uma paciente de 35 anos recebeu coração e rim no mesmo dia. Outros dois receptores que estavam internados na unidade, receberam pâncreas/rim e fígado.

O transplante cardíaco é raro. O coração tem sobrevida de quatro horas fora do corpo, o que requer rápida ação das equipes de transporte e cirurgia. As aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar/SAMU, por solicitação da SC Transplantes, efetuaram ainda na manhã deste domingo, o transporte de material possibilitando a realização do transplante. Ao todo foram 35 minutos de operação, entre a coleta do material e a entrega ao destino.

Este é o quinto transplante cardíaco realizado no Hospital Santa Isabel apenas em 2019. “No último domingo, registramos o primeiro transplante duplo de coração e rim de Santa Catarina”, comemora o coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade. “O procedimento, realizado separadamente por duas equipes do Hospital Santa Isabel, é inédito e devolveu a saúde à paciente que aguardava na fila com problemas cardíacos e insuficiência renal”.

Andrade destaca que a cirurgia inédita mostra o avanço do estado de Santa Catarina em relação ao tema. Em 2019, a SC Transplantes completa 20 anos. “Isso mostra a maturidade do sistema estadual de transplante de órgãos no estado, que cada vez mais vem realizando procedimentos complexos para salvar a vida dos pacientes”, completa.