icone facebookicone twittericone instagram

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) está promovendo um curso para formar trabalhadores da área de saúde para um atendimento mais inclusivo e acessível a pessoas com deficiência. Oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio do Campus Virtual Fiocruz, o Curso de Acessibilidade e os Princípios do SUS: Formação Básica para Trabalhadores da Saúde está com inscrições abertas até 31 de outubro. Dentre seus módulos, há temas como O SUS e o direito das pessoas com deficiência e Introdução a surdez e Libras no contexto da saúde.

Organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade, do Icict/Fiocruz, o curso está disponível no Campus Virtual Fiocruz. É gratuito e autoinstrucional. Apesar de ser direcionado a trabalhadores de saúde, qualquer pessoa interessada em saber mais sobre acessibilidade e práticas inclusivas pode participar. Com carga horária total de 72 horas/aula, os módulos estão organizados em sequência para facilitar a compreensão dos assuntos, mas são independentes entre si.

O curso, aliás, caracteriza-se ainda como Recurso Educacional Aberto (REA), o que permite o reúso de seu conteúdo, podendo ser replicado em diferentes contextos. Há, inclusive, a possibilidade de remixá-lo, criando novos materiais, desde que a fonte seja citada e não usado de forma comercial. Seu material inclui até um Guia de Reúso, que traz dicas de softwares de edição e propostas de atividades mais interativas.

Mais informações e inscrições AQUI.