Servidores das secretarias de Estado da Administração e da Saúde realizaram um workshop para debaterem formas de aprimorar a transparência e a fiscalização da gestão das Organizações Sociais (OS), que mantêm contratos com o Estado para administração de unidades de saúde. O encontro realizado no auditório da Secretaria da Saúde, no Centro da Capital, e contou com a presença dos secretários das pastas e dos gestores que atuam diretamente na gestão administrativa e dos contratos dessas entidades.

reduzida.jpg

Foto: Robson Valverde

Atualmente, oito unidades hospitalares são administradas por Organizações Sociais. Com a Reforma Administrativa do Governo do Estado, a coordenação e a supervisão do Programa Estadual de Incentivo às Organizações Sociais passou para a gestão da Secretaria de Estado da Administração.

Para o secretário da pasta, Jorge Eduardo Tasca, o workshop foi essencial para alinhar com a equipe as estratégias do Governo em aprimorar a gestão técnica das OS. “O Governo vem tecendo ações de gestão focadas na busca por resultados em todas as áreas. Nas OS também estamos voltados a sanar os gargalos, melhorar os fluxos e promover uma gestão técnica e mais eficiente”, disse. Uma das necessidades de aperfeiçoamento está na adoção de ferramentas tecnológicas, de Business Inteligence que podem mostrar um diagnóstico apurado de cada caso, facilitando a fiscalização da entrega dos serviços em Saúde aos cidadãos, por meio das OS.

O secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, disse que o modelo de gestão das OS não é a única alternativa para o Estado. “Para que continue dando certo é preciso aprimorar a gestão. Mas, somente conseguiremos bons resultados se o empenho for multilateral, ou seja, de todos os envolvidos diretamente na gestão”, disse.

Outra ação discutida entre os integrantes do evento foi a adoção de estratégias para divulgação da prestação de contas das OS à população, por meio da publicidade no Portal da Transparência. O encontro também serviu para criar grupos de trabalho específicos que aprofundarão o tema e buscarão novas estratégias de gestão e governança em modelos já consolidados.

Unidades Hospitalares administradas por Organizações Sociais

1) Hospital Florianópolis (HF) - Organização Social Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (IMAS)

2) Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) - Organização Social FAHECE - Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON

3) Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) - Organização Social FAHECE - Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON

4) Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo (HRA) - Organização Social Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (IMAS)

5) Hospital Materno Infantil Dr.Jeser Amarante Faria (HJAF) - Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças

6) Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) - Organização Social Instituto Santé

7) Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) - Organização Social Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS)

Grupos de Trabalho (GTs) criados para aperfeiçoar o modelo de Organizações Sociais

Foram criados três grupos de trabalho de acordo com as necessidades de melhorias aprensetadas:

a) GT de Sistema de Prestação de Contas on-line, Transparência e Dados Abertos – Coordenação da SEA;

b) GT de Regulação, Metas e Indicadores de Desempenho – Coordenação do Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES;

c) GT de Metodologia e Sistema de Apuração de Custos - Coordenação do Gerente de Acompanhamento de Custos e Resultados da SES.