Representantes dos 22 municípios da abrangência da Coordenadoria Macrorregional de Saúde de Florianópolis participaram da Oficina Regional da “Estratégia Qualifica APS”. Estiveram presentes profissionais de saúde, gestores municipais, coordenadores da Atenção Primária a Saúde (APS), coordenadores de Vigilância Epidemiológica, articulador e membros da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) da Grande Florianópolis.

A Estratégia Qualifica APS é uma proposta inovadora do Governo Estadual, que institui uma nova lógica para a (re) organização do processo de trabalho das equipes da APS, que tem como objetivo dar continuidade a ampliação e fortalecimento a Saúde.

Foram abordados temas relevantes, visando resolutividade e qualidade no acolhimento. A “escuta” do usuário bem como a organização da agenda dos profissionais é o eixo central no atendimento. “Almejamos unidades de saúde funcionais, resolutivas e com uma boa ambiência, com agendas de profissionais de saúde flexíveis e o acolhimento com escuta qualificada”, diz Mychelle Melo Cardoso, Coordenadora da Macrorregional de Saúde de Florianópolis.