icone facebookicone twittericone instagram

O Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, encontrou o Secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, acompanhado do Secretário da Articulação Nacional, Diego Goulart, e da Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC), para tratar sobre a gestão compartilhada dos serviços do atendimento pré-hospitalar de Santa Catarina. A proposta de integrar as estruturas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não é novidade no Estado, porém a reunião desta quarta-feira, 29, serviu para alinhar o início do projeto piloto e das intenções nacionais de Santa Catarina orientar o modelo de unificação em outros Estados.

WhatsApp Image 2019-05-29 at 14.40.44.jpeg

Foto: Ana Paula Miranda, Secretaria de Articulação Nacional.

Neste modelo, as duas instituições, SAMU e CBMSC compartilharão todo o aparato que envolve os dois sistemas, incluindo os serviços sob a gestão dos municípios. O Secretário de Saúde lembra que, hoje, os serviços prestam atendimentos semelhantes e que a junção trará agilidade, qualificação e economia.

"Além disso, o nosso objetivo final é construir um modelo que possa ser replicado em todas as unidades da Federação, nesta integração entre unidades do Corpo de Bombeiros e do SAMU, de tal forma a que se possa ofertar um serviço maior qualificado para a população.", resume o Secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

De acordo com o Secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Diego Goulart, a Secretaria irá acompanhar todo o processo de tratativas. “Vamos dar agilidade no que for necessário para que o projeto seja aprovado pelo Ministério da Saúde”, finaliza Goulart.

WhatsApp Image 2019-05-29 at 14.40.45.jpeg

Foto: Ana Paula Miranda, Secretaria de Articulação Nacional.