Na última terça-feira, 21, quatro pacientes receberam alta da quimioterapia no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, administrado pelo Instituto Santé. A unidade, integrante da rede pública hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, mais uma vez comemorou a liberação do tratamento com o badalar do sino, tocado pelas pacientes. O ato ocorreu com a presença de familiares e amigos, na recepção do serviço de oncologia.

_DSC0062.JPG

Foto: Gisele Vizzotto/Assessoria HRTGB

Foram quatro mulheres que receberam a alta das quimioterapias: Angela Dall Aqua, 33 anos, de São Miguel do Oeste; Ana Lori Toillier Pauli, 56 anos, de Itapiranga e Iraci Teresinha Debona, 63 anos, de Guaraciaba. As três foram diagnosticadas com câncer de mama e tocaram o sino no período da manhã daquele dia. Francisca Philipsen, 75 anos, de Maravilha, também recebeu alta da quimioterapia, após tratamento para câncer de cólon.

Desde a inauguração do serviço de Oncologia no hospital, em há quase 10 meses, já houve cinco altas. A primeira paciente foi Clari Ana Zanetti Bernardi, de 59 anos, residente em São Miguel do Oeste. Diagnosticada com câncer de mama, foi liberada no dia 08 de março de 2019.

Mesmo após a alta da quimioterapia, os pacientes permanecem em acompanhamento médico na unidade, por pelo menos cinco anos. Em alguns casos, eles são encaminhados para radioterapia no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.

Encontro Grupo Onco +Vida

No mesmo dia, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou mais um encontro do Grupo de Apoio Onco +Vida. A farmacêutica Camila Corso falou sobre os riscos do uso de álcool, cigarro, chás e medicamentos durante o tratamento de quimioterapia.

Dicas de alongamentos e atividades leves também foram repassadas, mantendo o objetivo de integrar os pacientes oncológicos e ainda, possibilitar o contato com a equipe multidisciplinar da unidade.

O Grupo Onco +Vida é uma iniciativa do Hospital Regional de São Miguel do Oeste e realiza seus encontros uma vez por mês, trazendo temas e atividades diferenciadas para os pacientes que estão em tratamento quimioterápico. A próxima reunião será na segunda quinzena de junho.

Angela.JPG

Foto: Gisele Vizzotto/Assessoria HRTGB