icone facebookicone twittericone instagram

No último sábado, 4 de maio, foi realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o país. Em Santa Catarina, 199.930 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procuraram as unidades de saúde para tomar a vacina contra a doença. O número de doses aplicadas neste dia D foi bem maior do que ano passado (2018) quando apenas 75.380 pessoas estiveram nas unidades de saúde, no sábado, para se imunizar contra a doença. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, comemora o resultado positivo. "Ficamos felizes com os números alcançados neste dia D, resultado do trabalho conjunto entre estado e municípios, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer", ressalta a gerente de imunização da DIVE/SC, Lia Quaresma Coimbra.

A grande procura pelas doses no dia D aumentou a cobertura vacinal do estado para 43,45%, mas esse número ainda não é nem a metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar, pelo menos, 90% da população dos grupos prioritários que, em Santa Catarina, é de pouco mais de 2 milhões de pessoas (2.000.034). A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio. 

Cobertura vacinal por grupo

- crianças (6 meses a menores de 6 anos): 44,42% 

- gestantes: 44,46%

- mães até 45 dias após o parto: 59,92%

- trabalhadores da saúde: 32,68%

- professores: 41,21%

- povos indígenas: 47,68%

- idosos com 60 anos ou mais de idade: 55,57%

- população privada de liberdade e funcionários: 15,93%

- portadores doenças crônicas e condições especiais: 31,73%

- profissionais das forças de segurança e salvamento: 12,97%

Gripe em Santa Catarina

De acordo com o último boletim da DIVE/SC (Informe Epidemiológico 04/2019), do início do ano até o dia 3 de maio de 2019 foram confirmados 21 casos de influenza em Santa Catarina, sendo 16 pelo vírus A (H1N1), 4 pelo vírus A (H3N2) e 1 está aguardando subtipagem. Os municípios que apresentaram casos confirmados de influenza foram: Florianópolis e Blumenau, com 4 casos cada; Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul e Tubarão, com 2 casos cada; Criciúma, Maravilha, Palhoça, Pomerode e São José, com 1 caso cada.

Dos 21 casos, 15 apresentaram algum fator de risco associado: 5 eram idosos (acima de 60 anos); 2 crianças menores de 2 anos; 1 obeso e 7 eram portadores de doenças crônicas.

Três pessoas morreram, todas pelo vírus A (H1N1). Um homem, de 52 anos, morador de Tubarão; uma mulher, de 79 anos, moradora de Blumenau; e uma mulher, de 48 anos, moradora de Jaraguá do Sul. Os três apresentaram algum fator de risco para o agravamento da doença. 

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais de Santa Catarina.

Saiba mais em: www.gripe.sc.gov.br