A população do Oeste Catarinense está perto de ver atendida uma das mais importantes demandas da saúde na região. O governador Carlos Moisés autorizou, na manhã desta terça-feira, 30, a licitação para a aquisição de esquipamentos para colocar em funcionamento a nova ala do Hospital Regional do Oeste.

Foto: divulgação

O ato foi realizado na própria unidade hospitalar e acompanhado pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, os deputados estaduais Maurício Eskudlark e Altair Silva, o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), gestora do hospital, Rogério Getúlio Delatorre, além de outros representantes da diretoria, profissionais e voluntários do hospital.

"É um hospital importante não só para Chapecó, mas para todo o Oeste. Precisamos que essa ala entre em funcionamento para destravar os gargalos na saúde pública de toda a região", frisou o governador.

O Hospital Regional do Oeste atua em regime de alta complexidade, atendendo a pacientes de cerca de 120 municípios.

Ao mesmo tempo, o Estado confirmou a renovação do repasse de R$ 1,8 milhão mensais ao hospital por mais três meses. O prazo serve para que a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde conclua os estudos que definirão o apoio dado à associação hospitalar para o custeio das atividades, baseado na produtividade. Esse processo está ocorrendo em todas as regiões. "Precisamos ser justos, corrigir distorções. Há hospitais que recebem R$ 200 mil, outros que recebem R$ 1 milhão, outros que recebem muito mais. Esses valores devem ser baseados em critérios técnicos", afirmou Moisés. "A gente acredita que ser justo e imparcial em todas as nossas ações é melhor, porque assim as pessoas vão confiar mais em investir em Santa Catarina", concluiu.

De acordo com o secretário, a compra dos equipamentos representa mais R$ 10 milhões aplicados, totalizando aproximadamente R$ 60 milhões já investidos pelo Governo do Estado na edificação e instrumentação da ala.

"Esta é mais uma etapa importante para que a nova ala entre em funcionamento e passe a atender a população", destacou.

O presidente ALVF destacou a importância do investimento. "Só temos a agradecer a presenca e a atenção. Estamos realizando parte de um sonho que já é de 15 anos", resumiu Delatorre.

A agenda do governador em Chapecó se encerra na tarde desta terça-feira, com visitas à Aurora e à BRF, na companhia do prefeito de Chapecó e eo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa. De acordo com Moisés, comhecer de perto o funcionamento das empresas é importante para a formulação de políticas públicas e definição de ações do Estado para o agronegócio.