icone facebookicone twittericone instagram

Popularmente chamada de “pressão alta”, a hipertensão é uma doença silenciosa, que pode causar sérios danos à saúde. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que apenas no Brasil, cerca de 30% da população com idade acima dos 20 anos tenha a doença, que é o principal fator de risco para problemas como infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

É uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Muitas vezes é transmitida geneticamente, mas existem vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;

- além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.

Neste dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, conheça atitudes que ajudam a manter seu coração saudável:

Faça exercícios regularmente.

As melhores modalidades são os exercícios aeróbicos, como caminhar, correr e nadar. Recomenda-se ao menos 150 minutos por semana, em sessões de 30 minutos em média.

Consuma sal com moderação.

O uso excessivo de causa o aumento da pressão arterial.

Faça exames de rotina

Exames e check up auxiliam a detectar possíveis problemas com antecedência.

Cuide da higiene bucal.

Pesquisas apontam ligação entre a má higiene bucal e doenças do coração. Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, especialmente após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Complete a higiene utilizando o fio dental.

Atenção à saúde mental

Dedique atempo para atividades recreativas e entretenimento são formas de combater o estresse.

Fique de olho na glicemia

Assim como o sal, o áçucar em excesso também pode causar problemas ao nosso organismo. Controle o índice de glicose e reduza doces de sua dieta.

Controlar o peso

A obesidade é um dos grandes fatores de risco para problemas cardíacos. Praticar exercícios er manter uma dieta equiçibrada irão contribuir para a manutenção do peso adequado.

Dieta balanceada.

O principal vilão de uma alimentação adequada é o consumo em excesso de gorduras. Inclua porções de frutas, legumes, verduras e proteínas magras em todas as refeições.

Controle o Colesterol

Evite alimentos ricos em gorduras trans e saturadas e escolha sempre alimentos frescos, ricos em nutrientes e com baixo índice de gordura.

FOTO HIPERTENSAO.png