icone facebookicone twittericone instagram

Novo curso de Suporte Avançado Aeroespacial oferecido para equipes do atendimento pré-hospitalar catarinense (APH-SC) teve início nesta segunda-feira e prossegue até o dia 30 de março.

"Numa ocorrência, você está ajoelhado numa aeronave, horas a fio, e você não sente dor, nada, a única coisa que importa está na sua frente - o seu paciente", descreve o Coordenador Estadual de Enfermagem do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU) de Santa Catarina, André Ricardo Moreira, que ministra aulas de Suporte Avançado Aeroespacial, no novo curso/treinamento proporcionado para equipes do atendimento pré-hospitalar catarinense (APH-SC), que iniciou nesta segunda-feira, 25, e irá até o dia 30 de março. Ao todo, 20 vagas foram disponíveis para profissionais do APH que querem trabalhar com aeromedicina.

"O profissional começa a entender, no curso, as nossas condições, a instabilidade num resgate aéreo, o que você pode encontrar nas mais variadas ocorrências - desde um trauma no trânsito até um deslocamento de uma vítima numa aeronave de asa fixa", resume o Coordenador Médico Estadual do GRAU, Bruno Quércia.

Durante a abertura do curso, nesta segunda-feira, 25 de março, o Secretário Adjunto de Estado da Saúde, André Motta, esteve presente e discorreu sobre a qualidade do serviço desempenhado pelos Arcanjos e o quanto se espera deste acréscimo de novos profissionais para as quatro aeronaves – duas de asa fixa e duas rotativas. "Serão 60 horas de aprendizados teórico e prático. Temos a certeza que daqui sairão pessoas responsáveis e capacitadas para atender a demanda das nossas regiões", destacou o Secretário.

André, 14 anos de experiência, Bruno, anos de experiência aérea, além de vários outros, compartilham no curso para os 20 novos profissionais do serviço aeroespacial avaliações não somente técnicas, como também a paixão diária pelo ofício. Os ares (e as vidas) de Santa Catarina são os mais beneficiados.