O Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, foi homenageado pelo vereador Vanderlei Farias, o Lela, com o Título de Cidadão Honorário de Florianópolis. Ele representou o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Slva, durante Sessão Solene realizada na tarde deste sábado, 23 de março, data em que a capital completou 346 anos.

A sessão foi realizada na Assembléia Legislativa e marcou também a entrega das Medalhas Antonieta de Barros, Medalhas João David Ferreira Lima. Medalhas de Mérito do Município “Virgílio Várzea”, Medalhas de Mérito Francisco Dias Velho.

Natural de Tubarão, Helton de Souza Zeferino formou-se em Medicina pela UFSC. Servidor público do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina desde 1992, é também Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Santa Catarina.

No Corpo de Bombeiros Militar exerceu atividades nas cidades de São Joaquim, Itajaí e Florianópolis. Foi coordenador estadual do serviço de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar e presidente do Comitê Nacional de Atendimento pré-hospitalar dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Atuou como médico plantonista do serviço aeromédico da Corporação desde a criação do serviço no ano de 2010.
Em janeiro de 2019 nomeado Secretário de Estado da Saúde com a proposta de aproximar a saúde pública de Santa Catarina da população, com transparência e o uso de tecnologia para tornar a gestão mais eficiente.