Considerando a importância da água e seus impactos na saúde humana, a Vigilância Sanitária do Estado de SC, por meio de sua Gerência em Saúde Ambiental realiza periodicamente diversas ações inerentes ao Programa de Vigilância da Qualidade da Água (VIGIAGUA), com o objetivo de garantir uma água de qualidade para o consumo da população catarinense.

A DIVS realiza diversas ações voltadas ao Monitoramento da Qualidade da Água quanto aos parâmetros de potabilidade, o qual gera mensalmente por meio da publicação do Boletim da Qualidade da Água no site da Diretoria de Vigilância Sanitária de SC, para acompanhar basta clicar aqui

Ao longo do ano de 2018, contabilizamos mais de 38 mil amostras distribuídas em todos os municípios catarinenses coletadas pelas Vigilâncias Municipais nas edificações antes das caixas de água do consumidor e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC). Os parâmetros analisados são relacionados à qualidade da água, os quais indicam se a mesma pode ser consumida sem comprometer a saúde de quem faz uso. Para isso é monitorada a turbidez que pode ser um indicativo de presença de sujidades, parâmetros microbiológicos tais como coliformes totais que indicam contaminação de forma geral e Escherichia coli que é um microorganismo indicador da presença de várias bactérias que podem causar doença na população. Além disso, é monitorada a concentração de flúor mínima necessária na água para realizar a prevenção da ocorrência de cárie dental.
A identificação dos resultados do monitoramento em desacordo com o padrão de potabilidade da água norteia as ações da DIVS, as quais se concentram principalmente na orientação e realização de inspeções nos Sistemas de Abastecimento de água no estado de SC. Essas inspeções resultam em autuações para que o prestador de serviço responsável pelo Sistema de Abastecimento adote medidas de controle de qualidade que garantam que a água chegue até o consumidor livre de contaminações que comprometam a saúde da população.