A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou na noite desta segunda-feira, 11, na Assembléia Legislativa, uma solenidade especial para recepcionar os profissionais que ingressarão nos programas de residência médica e multiprofissional em 2019 nas unidades de Santa Catarina.

Foto:  Fabricio Escandiuzzi

A iniciativa teve como objetivo integrar os partipantes dos 66 programas de residência médica e dos três programas de residência multiprofissional. Em 2019, o número de residentes que ingressarão nos programas chega quase a 300, que juntos formam profissionais em 40 especialidades. O número total de residentes vinculados aos programas de residência médica e multiprofissional é de 690 profissionais que atuam nos 13 hospitais da SES e junto às Unidades Básicas de Saúde dos municípios conveniados.

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, elogiou os médicos que participarão do programa e destacou a oportunidade para os jovens residentes. “Jovens, aproveitem, pois terão nos próximos anos a oportunidade de aprender e atender pessoas sempre com o intuito de promover aquilo que é nosso objetivo final, a saúde em todas as esferas”, disse o secretário.

Helton ainda foi homenageado pelo professor e médico Murilo Capella com o livro “Residência Médica nos Hospitais Públicos”, elaborado pela Comissão Central de Residência Pública da SES.

A médica Aparecida de Cássia Rabetti, coordenadora do programa, destacou a importância do Programa de Residência Médica para o desevolvimento dos profissionais e atendimento à população. Ela ainda coordenou a homenagem aos médicos e profissionais que foram residentes e se destacaram nas unidades do Estado.

De acordo com os dados da Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS) da SES, o valor da bolsa recebida por cada um dos residentes, que cumprem 60 horas de trabalho/estudo semanais é de R$ 3.330,43 mensais. O total de aporte público, apenas considerando as bolsas recebidas pelos residentes é da ordem de quase R$ 28 milhões por ano, com investimento próprio do Estado de mais de R$14 milhões por ano.

Homenageados

Alexandre Carlos Buffon, Anestesiologia no Hospital Celso Ramos
Amely Pereira Silva Balthazar, Clínica Médica no Hospital Celso Ramos
Camila Cristina Debortoli, Nutrição na Maternidade Darcy Vargas