icone facebookicone twittericone instagram

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, participou da primeira assembléia do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) nesta quarta-feira, 13, em Brasília. Ele destacou que a renovação entre os representantes trouxe uma composição mais técnica para a entidade.

O Conass reúne os gestores de todos os estados do país para troca de informação, inovação, produção de conhecimento e experiências entre os representantes. A abertura dos trabalhos contou com a participação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e demais integrantes da equipe da pasta. Durante sua fala, ele garantiu que o Governo Federal vai olhar para todos os estados e que “o SUS não tem partido”.

O secretário Helton destacou que entre os 27 representados do colegiado, 20 são novos integrantes. Além disso, ressaltou que a agenda da entidade prevê uma gestão mais eficiente nas secretarias estaduais.

“É uma renovação importante. Percebemos um grupo bem técnico que mostrou capacidade e uma pauta de trabalho interessante no sentido de fortalecer as secretarias estaduais, tornar a gestão mais profissional e montar planejamento estratégico compatível com politica do SUS”, destacou, citando que o Conass contará com pautas fundamentais para a saúde pública durante o ano de 2019. “Prioritariamente, a proposta é defender o ente estadual para que as pactuações e formatos de trabalho estejam alinhados e assim possamos ter cada vez mais saúde e acesso à nossa população”.